A RECC é diferente de muitos movimentos estudantis pelo foco que damos ao principal processo para transformar os problemas de nossos locais de estudo em pautas vitoriosas: o trabalho de base, ou seja, a construção de uma relação de confiança política entre nós e nossos colegas.
Há quem ache que o movimento estudantil se resume a eleger um grêmio ou centro acadêmico, que irá então resolver tudo pelos estudantes. Mas a verdade é que ao menos que estejamos nós mesmos organizados e prontos para colocar a mão na massa, um grêmio ou CA não resolverá muito.
A única maneira de obter vitórias duradouras em nossos locais de estudo é com uma organização estudantil construída a partir de uma forte relação de confiança política entre nós e nossos colegas, todos prontos para entrar em ação e resolvermos juntos nossos problemas.
A RECC é a organização para você construir essa relação de confiança e poder coletivo, seja em uma de nossas organizações já existentes, ou com nosso apoio para iniciar uma em seu local de estudo com seus colegas!
Nossa capacidade de melhorar nossas condições de estudo depende de nosso poder coletivo junto a outros estudantes, e unidade verdadeira precisa de bastante construção de confiança e organização. Você não poderá fazer manifestações em seu local de estudo exigindo algo se não conhecer bem seus colegas ou se não tiverem alguma estrutura de organização para tomarem essa decisão coletivamente.
Ganhar uma eleição de grêmio ou centro acadêmico pode ser difícil ou demorar bastante tempo. Mas estabelecendo uma relação de confiança política e se organizando com seus colegas, vocês podem iniciar de imediato uma atuação por melhores condições de estudo planejando coletivamente ações diretas, independente da existência e apoio ou não de um grêmio ou centro acadêmico em seu local de estudo.
Aprenda a desenvolver diálogos com seus colegas sobre os problemas que enfrentam em seu local de estudo, a fim de desenvolver consciência e coragem para lutar.
Descubra como passar do simples diálogo sobre os problemas cotidianos e inicie o trabalho de auto-organização dos estudantes por suas causas.
Saiba como desenvolver lutas de diferentes maneiras e em diferentes contextos pelas demandas dos estudantes agora organizados em seu local de estudo.