RECC

Comunicados

Porque não fomos ao CONUNE - Congresso da UNE?

RECC, julho de 2023.

Quando em 2003 o Governo Lula tomou assento na presidência da República, a UNE já não era mais um símbolo de combatividade tal como fora durante o período da ditadura civil-militar (1964-1989). Neste período, organizações revolucionárias dirigiam esta entidade e foram ponta de lança no combate a ditadura…

O que é o Arcabouço Fiscal? O novo ataque do Governo Lula e Alckmin à educação e as tarefas do movimento estudantil

RECC, maio de 2023.

O Governo Federal de Lula (PT) e Alckmin (PSB) continua seus ataques contra os direitos os estudantes. O recém-aprovado Arcabouço Fiscal se junta ao Novo Ensino Médio na missão de precarizar ainda mais a educação. O Arcabouço Fiscal é uma política econômica que limita o investimento em serviços públicos…

Suspensão não é revogação! Organizar a rebelião estudantil para derrubar o Novo Ensino Médio!

RECC, abril de 2023.

A suspensão do Novo Ensino Médio (NEM), aplicada pelo governo burguês de Lula (PT) e Alckmin (PSB), através do MEC de Camilo Santana (PT), não se trata da revogação dessa reforma, responsável pelo aprofundamento das desigualdades. Longe de significar o fim do Novo Ensino Médio, a suspensão somente paralisa…

Novo Ensino Médio? Os dois objetivos do NEM: a precarização da educação e a formação de mão de obra barata

RECC, março de 2023.

O atual ordenamento do Ensino Médio brasileiro, o popularmente conhecido Novo Ensino Médio (NEM), não só é a atualização do polémico Escola Sem Partido, como o aprofundamento normativo e a viabilização burocrática deste projeto. A saber, um projeto liberal de naturalização da precariedade de condições sociais, não apenas as educacionais…

Derrotar o imobilismo e a precarização com ação direta!

RECC, dezembro de 2022.

No dia 28 de novembro, o Governo Federal bloqueou R$1,68 bilhão do MEC e mais R$224 milhões das universidades federais. O resultado foi o bloqueio do pagamento de bolsas de 200 mil estudantes, fechamento de restaurantes universitários, diminuição salarial e demissão de funcionários terceirizados e a falta de verba para…

Retomar a força de luta estudantil!

RECC, março de 2022.

Cinquenta e quatro anos depois da morte de Edson Luís, os estudantes brasileiros continuam sua luta por um ensino público de qualidade. Durante a pandemia, governos,  secretarias e ministérios se aproveitaram do momento para sucatear ainda mais a educação do país, lesando a população pobre e aumentando ainda mais…

Em memória de Edson Luís: retomar a fúria estudantil

RECC, março de 2021.

28 de março é o Dia Nacional de Luta dos Estudantes. Neste dia, em 1968, em pleno regime de exceção, o secundarista Edson Luís de Lima Souto, de 18 anos de idade, foi assassinado com tiros a queima roupa pela Polícia Militar no Rio de Janeiro. Edson foi o primeiro…

Abaixo a militarização, por uma educação a serviço do povo!

RECC, março de 2019.

A Semana Nacional Classista e Combativa (SNCC) é uma homenagem que a RECC faz todos os anos, para lembrar os estudantes que morreram durante a Ditadura Empresarial-militar brasileira. Dia 28 de Março foi o dia da morte do estudante Edson Luís, assassinado pela ditadura no Calabouço, um restaurante popular…

Contra o estado penal repressor: construir a solidariedade internacional e fortalecer os processos de resistência frente à criminalização dos povos em luta

RECC; RELL (Resistência Estudantil Luta e Liberdade), novembro de 2018.

Com a necessidade de reestruturação global do sistema capitalista surge um novo ciclo de aumento da repressão e de ataques contra os trabalhadores e trabalhadoras do mundo inteiro. Buscando um novo arranjo para garantir os altos lucros dos capitalistas e destruir direitos sociais conquistados, os Estados Nacionais elaboram e aplicam…

1º de maio: a privatização da educação e a necessidade da construção do movimento estudantil classista e combativo internacional

RECC; RELL (Resistência Estudantil Luta e Liberdade), maio de 2018.

Em meio a crise e instabilidade do sistema capitalista global, a educação é diretamente atingida pelas medidas de cortes e controles empresariais, como, o relatório apresentado em novembro de 2017 ao governo brasileiro pelo Banco Mundial, no qual de forma aberta e direta sugere o fim do ensino superior gratuito…

Abaixo a falsa regulamentação da profissão do pedagogo: preparar a greve geral e rebelião docente-estudantil!

RECC; CPL (Coletivo Pedagogia em Luta), abril de 2018.

O PL n° 6847/2017 tem como objetivo regular a atuação dos pedagogos definindo seu campo de trabalho e a fiscalização de qualidade a partir da criação de conselhos locais. Segundo o PL, o Pedagogo atuará na gestão educacional, planejamento e avaliação de projetos educacionais, desenvolvimento de tecnologias educacionais entre outras…

Semana Nacional Classista e Combativa

RECC, março de 2018.

A Semana Nacional Classista e Combativa (SNCC) é uma homenagem que a RECC faz todos os anos, para lembrar os estudantes que morreram durante a ditadura civil-militar brasileira. Dia 28 de Março foi o dia da morte do estudante Edson Luís, morto pela ditadura no Calabouço, um restaurante popular…

Chamado aos estudantes classistas e combativos do Movimento Estudantil de Pedagogia (MEPe)

RECC; CPL (Coletivo Pedagogia em Luta), março de 2018.

Durante os últimos dias fomos bombardeados com inúmeras denúncias vindas da Executiva Nacional dos Estudantes de Pedagogia (EXNEPe), de comissões organizadoras do Encontro Norte e Nordeste de Estudantes de Pedagogia (ENNOEPe), do Fórum Nacional dos Estudantes de Pedagogia (FONEPe) e do Encontro Nacional dos Estudantes de Pedagogia (ENEPe).

Abaixo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC): por um projeto de educação construído pela base

RECC; CPL (Coletivo Pedagogia em Luta), setembro de 2017.

Os ataques à educação pública por meio de precarização e privatização tiveram sua ascensão no governo Lula e Dilma/PT com políticas neoliberais como o REUNI, o Novo Enem, a expansão de recursos para instituições superiores privadas bem como a ampliação das avaliações externas do ensino básico e superior. Essas políticas…

Violência, encarceramento e racismo: 4 anos da prisão de Rafael Braga Vieira

RECC, julho de 2017.

A realidade Brasileira sempre foi – e segue sendo – a da desigualdade social, reconhecer o enorme abismo imposto entre as classes em nossa nação é o primeiro passo para compreendermos como o Estado estrutura e operacionaliza a contenção da luta pela libertação dos trabalhadores. Como bem sabemos, é papel…

Em memória de Edson Luís, organizar a luta estudantil pela base! Contra as reformas neoliberais e a precarização da Educação!

RECC, março de 2017.

2015 e 2016 foram anos de luta para os/as estudantes das escolas de educação básica e um grande exemplo para aqueles que acreditam na organização pela base. Iniciadas em São Paulo contra a reorganização escolar de Alckmin e em Goiás contra o projeto de militarização e terceirização via Organizações Sociais…

8 de março: a luta da mulher trabalhadora - pela greve geral

RECC, março de 2017.

Flores, exaltação da beleza, elogios pela garra e dedicação ao cuidado dos filhos e da casa, agradecimentos pelo empenho no trabalho e muito mais formas de comemorar o dia 8 de Março. Porém, nesse dia festivo e de exaltação à mulher, é posto de lado o dia-a-dia da maioria…

Contra a lei antiterrorismo, só ação direta! Avante estudantes! Edson Luís presente!

RECC, março de 2016.

Em 28 de Março é celebrado o Dia Nacional de Luta dos Estudantes. Esta data homenageia o secundarista Edson Luís de Lima Souto que, em 1968, foi assassinado pela Polícia Militar, no Rio de Janeiro, durante uma manifestação que que reivindicava melhorias na alimentação, diminuição no preço e término…

Incendiar o Estado de São Paulo com ocupações de escolas para derrotar a reorganização!

RECC, novembro de 2015.

No dia 6 de outubro, o Governo do Estado de São Paulo (PSDB) anunciou a “reorganização” das escolas estaduais, com a alegação de separar as escolas de ensino fundamental e médio, dividindo os ciclos para aplicar medidas pedagógicas especificas para cada faixa etária e inibir os conflitos existentes entre…

28 de março: Dia Nacional de Luta dos Estudantes

RECC, março de 2015.

28 de Março é celebrado o Dia Nacional de Luta dos Estudantes. Esta data homenageia o secundarista Edson Luís de Lima Souto que em 1968 foi assassinado com tiros a queima roupa pela Polícia Militar, no Rio de Janeiro. Fora o primeiro estudante que tombou morto diante da ditadura…

O que é o plebiscito popular e por que discordamos?

RECC, setembro de 2014.

A proposta do “Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva pela Reforma Política” nasce em novembro de 2013, como resposta as manifestações de junho. Segundo seus proponentes, todas as principais bandeiras erguidas durante o levante popular de junho do ano passado – tais como o passe-livre, o direito à moradia…

Da linha de frente ninguém me tira: 8 de março - dia internacional da mulher trabalhadora

RECC, março de 2014.

O capitalismo apenas concedeu às mulheres trabalhadoras a dupla-exploração e a superexploração. Ao passo que aumenta a participação das mulheres no mercado, cresce a informalidade\precarização entre elas. Essa tendência se intensifica em função da Copa, com as remoções e a especulação imobiliária, o deslocamento dos postos de trabalho, a instabilidade…

Um novo ciclo da luta de classes no Brasil: as Jornadas de Junho como explosão da contenção social e as tarefas da auto-organização popular

RECC, outubro de 2013.

Os últimos meses alteraram permanentemente o quadro político nacional. Vimos em um período de tempo inacreditavelmente curto todas as “grandes verdades”, aceitas pela direita tradicional à esquerda institucional, desmoronarem como um castelo de cartas. Um levante popular em poucas semanas se alastrou pelo país. Nas grandes mídias, nos partidos políticos…

Porque não fomos aos congressos da UNE e da ANEL

RECC, junho de 2013.

Quando em 2003 o Governo Lula tomou assento na presidência da Republica, a UNE já não era mais um símbolo de combatividade tal como fora durante o período da ditadura civil-militar (1964-1989). Neste período, organizações revolucionárias dirigiam esta entidade e foram ponta de lança no combate a ditadura. Porém desde…

Fortalecer e expandir as greves da UNESP e da UEG! Levantar em revolta todos os campi do interior por uma universidade popular!

RECC, maio de 2013.

Mais uma página na história de lutas e glórias está sendo construída nesse momento pelo movimento estudantil brasileiro. A revolta e a agitação das massas estudantis se alastraram como faísca pelos campi da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Universidade Estadual de Goiás (UEG) e se expressaram em históricas assembleias gerais…

Semana Nacional Classista e Combativa! / O companheiro Edson Luís vive! Não esquecemos nem perdoamos! Punição aos criminosos da ditadura! / Reformas na educação: ajustes para os interesses de mercado / Transporte de qualidade ou rebelião!

RECC, março de 2013.

A Rede Estudantil Classista e Combativa (RECC), realiza todo ano a como forma de celebrar o dia 28 de Março: Dia Nacional de Luta dos Estudantes. Dia em que o estudante secundarista Edson Luís de Lima Souto foi assassinado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro em 1968. O objetivo…

Criminalização dos movimentos políticos e sociais: denúncia do ministério público de São Paulo pretende levar 72 estudantes e trabalhadores da USP a 8 anos de cadeia

RECC, fevereiro de 2013.

No dia 5 de fevereiro presente, o Ministério Público de São Paulo encaminhou denúncia contra 72 estudantes e trabalhadores da Universidade de São Paulo (USP) que participavam da ocupação do prédio da Reitoria em novembro de 2011. Entre os “crimes” acusados pelo Ministério Público (MP) estão formação de quadrilha, posse…

Fortalecer a greve nacional dos estudantes pela base, com classismo e combatividade!

RECC, julho de 2012.

No dia 18 de junho ocorreu na UFRJ a primeira reunião do Comando Nacional de Greve Estudantil (CNGE) e foi um marco para o processo de greve estudantil nacional, evidenciando também alguns dos entraves e possibilidades políticas do movimento. A reunião contou com 56 delegados (dois deles secundaristas do colégio…

A greve nas federais e os bastidores do governo: arrocho salarial, precarização e privatização do ensino no Brasil

RECC, junho de 2012.

As precárias condições de trabalho e estudo no setor da educação vêm sendo postas em evidência através das atuais mobilizações: A Greve dos docentes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), convocada pela ANDES-SN, teve início em 17 de maio de 2012 e até agora já são 50 instituições…

Movimento estudantil: história e concepção

RECC, março de 2012.

O Movimento Estudantil (ME) esteve, sobretudo nas décadas de 60 e 70, à frente das principais lutas protagonizadas no Brasil. De lá para cá, muito mudou. Entre repressão militar e cooptação pelo governo, o resultado hoje é o estado de desorganização e desmobilização política por parte dos estudantes. É preciso…

As reformas privatistas no ensino secundarista e técnico e a necessidade de retomar a luta combativa dos estudantes!

RECC, fevereiro de 2012.

O Novo Plano Nacional de Educação 2011-2020 – PNE, não representa nada de substancialmente novo. Temos de entendê-lo como uma continuação das políticas que atacam a educação em forma de decretos e leis implantados pelo governo petista na época de Lula, o PDE (Plano de Desenvolvimento Educacional). E agora muito…

A luta dos estudantes e trabalhadores da educação em meio à crise do capital: um balanço de 2011 e expectativas para 2012

RECC, janeiro de 2012.

Iniciamos o ano de 2012 com muitas lutas pendentes e outras a avançar em relação à educação do país. Isso decorre do fato de que 2011 foi marcado por levantes populares e mobilizações em diversas partes do país e do mundo, e dentre estas muitas referentes a pautas educacionais…

USP e UNIR: sobre a criminalização das lutas e o papel repressor da polícia

RECC, novembro de 2011.

Este comunicado refere-se a dois acontecimentos graves na história da educação no país. Trata do uso de repressão brutal na UNIR (Universidade Federal de Rondônia) e USP (Universidade de São Paulo). Repressão diretamente funcional para o objetivo político do governo de fortalecer a educação como mercadoria e na criação…

Barrar os ataques do governo com greve geral na educação

RECC, agosto de 2011.

Nós, estudantes da Rede Estudantil Classista e Combativa (RECC) acreditamos que um ataque aos profissionais na área de educação é um ataque direto à própria educação. Na verdade o Governo Dilma/PT ataca-a justamente precarizando os seus profissionais e as condições de trabalho. Portanto a mobilização dos trabalhadores da educação perante…

Regastar nossa memória e resgatar nossa história pela luta!

RECC, março de 2011.

Morre em 28 de março de 1968, no Rio de Janeiro, o secundarista Edson Luís de Lima Souto, primeiro estudante assassinado pelas forças policiais da ditadura civil-militar. Edson Luís participava de um ato no restaurante Calabouço reivindicando melhores condições de assistência estudantil. Após sua morte, centenas de atos, passeatas…

UNE recebe presente de natal milionário do papai

RECC, janeiro de 2011.

Que há tempos a União Nacional dos Estudantes (UNE) já perdeu sua independência econômica, isso não é nenhuma novidade. Mas o último repasse do governo Lula à instituição, agora em um único cheque multi-milionário, atesta, mais uma vez, que definitivamente a UNE foi vendida ao governo e que não mais…

Em defesa de uma central de classe

RECC, maio de 2010.

O inicio do processo de reorganização do movimento sindical no Brasil, no final dos anos 70, contribuiu consideravelmente na transição da ditadura civil-militar para o regime democrático burguês. A expectativa de que o modelo sindical varguista-estatista também iria ser modificado, a propósito mesmo da CUT que em seus primeiros congressos…

1º de maio da classe trabalhadora: dia de luta e combate contra a exploração capitalista!

RECC, maio de 2010.

O 1º de MAIO, histórico, representa a luta dos trabalhadores contra sua exploração pelos patrões. Esta data ficou marcada em decorrência de uma greve geral realizada em Chicago, EUA, no ano de 1886. Tal greve possuía como principal reivindicação a redução da jornada de trabalho para 8h diárias…