No dia 28 de agosto fomos convidados para uma aula da disciplina de Cultura política na escola EEFM Paróquia da Paz para dialogar com ês alunes a respeito do movimento estudantil e o ensino médio.
Com o Novo Ensino Médio há diversas dificuldades que ês alunes enfrentam para a construção de uma educação de qualidade, além das dificuldades já enfrentadas sobre a estrutura da escola e na alimentação oferecida aos alunes que impactam diretamente em todo o processo de aprendizado e na qualidade de vida dos mesmos.
Todas essas questões foram reclamações feitas pelos próprios alunes que relataram durante nossa atividade em sala de aula.
É importante afirmar que nem todes têm como ingressar para a universidade, como também foi relatado pelos mesmos, há alguns que já trabalham e não podem dar continuidade aos estudos a fim de ajudar sua família, pois a maioria dês estudantes são de família da classe trabalhadora e não tem acesso ao ensino superior de qualidade.
Nossa atividade foi muito enriquecedora e de grande relevância para construir juntos um saber crítico da educação que temos por direito. É muito significativo ver o brilho no olhar daqueles que têm uma capacidade imensa de mudar a educação que vem se elitizando cada vez mais e excluindo o povo pobre e trabalhador.
É de extrema importância uma educação a serviço do povo! Para que ês filhes da classe trabalhadora possam ter acesso a educação pública, gratuita e de qualidade!