Quais são as características da personalidade liberal? E como isso afeta a luta estudantil?
Individualismo
O liberalismo promove o individualismo, que na realidade significa egocentrismo e egoísmo. Isso cria indivíduos anti-sociais e uma massa dividida de indivíduos que são fáceis de manipular e controlar. Liberalismo = morte social.
Oportunismo
A personalidade liberal muda rapidamente seus valores e escolhe suas próprias expressões, maneiras e relações de acordo com seus próprios interesses. Evita críticas diretas quando um camarada está agindo mal, para manter uma pretensa harmonia. Ou pior, faz fofoca por suas costas.
Egoísmo
A personalidade liberal está sempre em busca benefícios privados e pessoais, o que a impede de pensar e agir a favor da coletividade. Coloca sua opinião pessoal acima dos interesses coletivos.
Sem esforço
O capitalismo se baseia na exploração e na alienação, de modo que o indivíduo aprende a fazer um esforço apenas em troca de benefício próprio.
Indiferença
O liberalismo criou pessoas que dão a outra face, ignoram e não prestam atenção a problemas que não os afetam diretamente. Isto afeta todos os aspectos da vida e cria uma personalidade individualista que não tem consciência do que a rodeia, sendo indiferente e mal conseguindo dar importância a qualquer coisa.
Irresponsabilidade
À medida que os valores morais têm sido cada vez mais substituídos por leis, a responsabilidade por nós próprios, pelas nossas ações e pelo nosso ambiente diminuiu enormemente. O liberalismo está matando a responsabilidade coletiva da sociedade. Assim, atuamos só para cumprir formalidades, sem plano, sem orientações e sem iniciativa para atingir novos objetivos.
Hipocrisia
A personalidade liberal defende comportamentos e se retrata como desconstruída ou radical, mas sem pôr isso em prática. Assim como quando nos damos conta de que estamos cometendo erros, mas não nos esforçamos para nos corrigirmos.
Sexismo
A personalidade liberal pode promover a luta das mulheres sem nunca questionar as suas próprias tendências sexistas. É uma personalidade moldada para se adequar aos interesses da visão moderna do sistema de dominação patriarcal.
Dogmatismo
Personalidades liberais pensam a partir de clichês, modelos e fórmulas. A capacidade de pensar mais profundamente sobre questões além de uma consideração superficial foi em grande parte perdida. O eurocentrismo e o orientalismo dominam as suas abordagens.
Autoritarismo
As personalidades liberais se impõem sobre as que as rodeiam. Mesmo em nome da democracia, muitas vezes impõem as suas abordagens e ideias aos outros.
Vivemos numa época em que é necessária uma prática transformadora consistente, mas o liberalismo destrói personalidades e cria indivíduos fracos que são incapazes de correr o risco de se tornarem agentes de mudança. Para melhorar nossas condições de estudos e alcançar o socialismo, devemos nos opor ao liberalismo. Mas antes de podermos enfrentá-lo na nossa sociedade, devemos enfrentá-lo nas nossas próprias personalidades e entre nossos iguais.
Sugestões
Texto: Mao Tse-Tung – Contra o liberalismo
Adaptado: Comuna Internacionalista de Rojava, Instagram: @intcomrojava