RECC

ABC do Movimento Estudantil: O que é ação direta?

Toda pessoa que planejou fazer uma ação política, e foi e fez, sem apelar para autoridades, sem pedir licença ou agradá-los, foi um praticante da ação direta.

A ação direta significa fazermos por nós mesmos e não esperar nada dos poderosos. Ação direta significa não esperarmos nada da reitoria e de toda a administração superior da universidade, de políticos ou do governo, mas agirmos por nós mesmos para conquistar direitos e alcançar mudanças.

Os tipos mais conhecidos de ação direta são o protesto, a greve, a ocupação e a destruição de propriedade “pública” e privada. A ação direta não pode ser resumida mera “violência pontual”, ela se como expressa também de maneira não violenta em ações de solidariedade e apoio mútuo por exemplo.

Ação direta também é a auto-organização de estudantes sem alianças com a reitoria e com administração superior toda a da universidade, sem a interferência de partidos, sem ligações governamentais e sem a intrusão de “representantes”.

Ação direta é o único meio de colocar nossos opressores na parede e fazer nossas reivindicações serem atendidas, pois a força da mudança social está na ação coletiva dos estudantes e de todo o povo. Nenhum governo ou parlamento impede a exploração. Os tribunais não condenam nossos opressores. A reitoria e toda a administração superior da universidade não fazem greves e não paralisam avenidas pelo nosso direito a uma educação pública de qualidade.

Fora da ação dela, resta apenas o método da ação indireta, que significa transferir nosso poder a algum representante qualquer, é deixar de agir e só esperar que resolvam nossos problemas. Isso são as eleições e a “democracia” representativa. Em qual momento deixar de agir e e só esperar resolveu nossos problemas? Todos sabemos que só a luta muda a vida.

A ação direta significa que quem deve tomar as decisões políticas e decidir, por exemplo, sobre o funcionamento da universidade é quem estuda e trabalha nela – estudantes, professores e servidores e não burocratas da reitoria e de toda a administração superior. Se ninguém estuda ou trabalha por nós, ninguém deve decidir nossas condições de estudo ou trabalho por nós.

SUGESTÕES:

Vídeo: Antimídia – O que é ação direta?

Texto: Voltairine de Cleyre – Ação Direta.