RECC

CE: Memória da ocupação da Escola Mariano Martins

Em maio de 2016, junto a outros estudantes, ocupamos a Escola de Ensino Médio Mariano Martins, localizada no bairro Henrique Jorge em Fortaleza, Ceará. A ocupação acontecia em protesto aos problemas cotidianos enfrentados na escola, assim como em solidariedade a greve dos professores do Estado, que se desenrolava no mesmo período.

Durante a ocupação da Escola Mariano Martins, os estudantes colocaram em prática a autogestão da escola. Durante semanas, reunindo-se em assembleias de democracia direta, decidíamos junto aos estudantes sobre a gestão que todos nós estávamos colocando em prática na escola ocupada.

Outro aspecto importante a ser lembrado é que a ocupação da Escola Mariano Martins também serviu como um polo de articulação, que impulsionou lutas travadas por estudantes de outras escolas próximas, nos bairros Bom Sucesso e Conjunto Ceará.

Essa ocupação da Escola Mariano Martins fez parte da onda de ocupações secundaristas ocorrida em todo o Brasil entre 2015 e 2016, iniciada em São Paulo, como protesto ao projeto de reorganização escolar do então governador do estado, Geraldo Alckmin. No Ceará, na capital e no interior, 66 escolas foram ocupadas em luta contra a precarização.

Hoje, seis anos depois, além dos problemas cotidianos presentes das escolas públicas precarizadas, enfrentamos também as consequências do Novo Ensino Médio. Portanto, a memória, ou primeiro contato com a história e com os métodos da luta combativa realizada pelos estudantes no período de 2015 e 2016 se faz mais que necessária!

Viva a ocupação da Escola Mariano Martins!

Viva as ocupações secundaristas de 2015 e 2016!

Derrubar o Novo Ensino Médio com greve de ocupação!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *