RECC

PR: Greve na educação federal

A Força Autônoma Estudantil (@lutarecc) filiada a @ap.federeao e @lutafob esteve presente no colégio Instituto Federal do Paraná (IFPR), a convite da @chapaedsonluis.ifpr. Prestigiando o cine em memória ao Restaurante Calabouço, ponto de resistência da juventude do Rio de Janeiro, sendo uma das primeiras resistências contra a Ditadura Militar, exemplo evidente de movimento estudantil com pautas de toda classe trabalhadora e combatividade.

No documentário foi relembrado o avanço organizacional dentro do restaurante, o assassinato de Edson Luís, estudante de 17 anos, baleado no coração pelos militares, e como isso impulsionou grandes manifestações na época, que foram sendo abafadas com o tempo, pela opressão do estado e pela burocracia de instituições da pequena burguesia, deixando de lado a participação ativa da população massiva nas decisões.

FAE esteve na mesa após o cine, somando no debate, compartilhando experiências, pautando a necessidade de construção da federação estudantil autônoma que caminhe junto a luta popular e sindical. Construindo e organizando nos espaços de ensino, moradia e trabalho, e a importância das pautas atuais serem compartilhadas com a população para combate da precarização da educação pública.

Após isso, ocorreu uma manifestação, representando a mobilização londrinense no apoio à greve nacional dos institutos e universidades federaisp pela educação.

Servidores, professores e estudantes unidos!
A luta pela educação é de todo povo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *