Essa cartilha não é uma solução mágica ou acabada para a formação política militante. Aqui os camaradas encontrarão algumas informações sobre a história da RECC (Rede Estudantil Classista e Combativa), métodos de trabalho de base, resolução e prevenção de problemas, formas de organizar a resistência e a luta, dentre outras.
Como militar em nosso local de estudo? De que forma o militante deve atuar para mobilizar amplas massas estudantis? Como convencê-las das reivindicações sociais? De que forma ampliar o quadro de lutadores do povo? Nossas bases organizam-se conosco? Elas participam? Qual a função da palavra? Estamos sendo ouvidos? A quem…
Apresentamos a seguir nossas colaborações teóricas realizadas em nossos comunicados, a entrevista que realizamos com o Comité Estudantil de Resistencia, de Córdoba-ESP, as cartas de adesão de dois camaradas que saíram da UJS/PCdoB para ingressar em nossas fileiras, assim como textos publicados em nossa página no Facebook para agitação…
É com muita honra que nós do Comitê de propaganda da Rede Estudantil Classista e Combativa no Piauí lançamos nossa primeira cartilha, Os “Cadernos de Combate Estudantil”. Nossa ideia é que esta cartilha seja uma publicação anual, tratando de organizar nossa produção teórica ao longo do ano. Mas não somente…
Olá! A Cartilha que você tem em mãos tem o objetivo de te ajudar a iniciar ou continuar a Construção de um Grêmio, um Coletivo, campanhas e lutas. Diferente de outras Cartilhas disponibilizadas por governos, entidades ligadas ao governo, ONGs ou partidos, buscamos oferecer uma opção alternativa, crítica…
Cartilha contendo a “Nota da Rede Estudantil Classista e Combativa (RECC) ao I Encontro de diversidade sexual da UFC” e a tese “A luta da mulher faz parte da luta do povo!”.
O mundo está dividido. Não entre bem e mal, ou coisa do tipo. Está divido em classes sociais: A burguesia (os ricos), dona do poder, e os trabalhadores, que só tem a própria força de trabalho. Para manter esse poder, a burguesia usa várias formas de controle. Uma delas…
Os textos e trechos de textos aqui reunidos foram selecionados em função de apresentarem pontos de vista oportunos ao nosso debate. A linha que os costura é o clássico debate “via reformista ou via revolucionária”.
Os últimos meses alteraram permanentemente o quadro político nacional. Vimos em um período de tempo inacreditavelmente curto todas as “grandes verdades”, aceitas pela direita tradicional à esquerda institucional, desmoronarem como um castelo de cartas. Um levante popular em poucas semanas se alastrou pelo país. Nas grandes mídias, nos partidos políticos…
A formação política e teórica do militante é peça fundamental para uma militância coerente e sem ela a organização de que se faz parte perde organicidade e não acumula para sua constante superação. É através do estudo que se pode atuar na prática, e com essa prática que se pode…
O lançamento desta cartilha com o texto O que é Geografia de Ruy Moreira, encontra, então, uma dupla função: colaborar na difusão desde os semestre iniciais do conhecimento das várias correntes geográficas, seus métodos e postulados epistemológicos, com ênfase na corrente crítica da geografia que busca entender a realidade através…
De acordo com a pesquisa feita pelo IBGE (17/09/2010), as mulheres brasileiras constituem um total de 39,5 milhões de trabalhadoras. Desta massa de proletárias, mais da metade delas (51,2%) está submetida ao trabalho informal. Os dados mostram que 17% das mulheres estão no trabalho doméstico, e 72,8% destas empregadas domésticas…
Durante todo período de implementação no Brasil de um modelo de educação calcado na cartilha neoliberal, em especial durante o governo Lula (2002-2010), vimos estourar por todo país uma centena de protestos estudantis, greves, ocupações de reitorias, confronto com as forças repressivas e o Estado, questionando programas como o REUNI…